domingo, 2 de novembro de 2008

Ação e Reação......... Dom. 02/nov/08

CAUSAS E EFEITOS DOS NOSSOS ATOS - RC

Texto:GÁLATAS 6:7-9 –“7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

OBJETIVO - Levar o ouvinte á consciência de que todas as nossas ações trarão o seu efeito sobre nós mesmos. Despertá-lo para uma reflexão sobre suas ações e as conseqüências que procedem de cada uma delas.

PERGUNTAS CHAVE;
Ø Qual o efeito desta minha ação?
Ø Em que resultará esta minha atitude?
Ø A quem afetará e quais as conseqüências que acarretará?

Muitas vezes não pensamos no efeito de nossas causas...
1. PORQUE ELE NÃO VEM DE FORMA IMEDIATA
Ø Eclesiastes 12: 1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;
Ø Eclesiastes 11: 9,10 –“ Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade”.

2. PORQUE FOMOS CRIADOS SEM DISCIPLINA
Ø Provérbios 22:6 – “Instrui o menino no caminho em que deve andar,(causa) e até quando envelhecer não se desviará dele.(efeito).
-Ilustração: Adolescentes que atearam fogo no índio Galdino (Brasília).

3. NOS ESQUECEMOS QUE HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS A DEUS POR TODOS OS NOSSOS ATOS
Ø II Coríntios 5: 10-“Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal”.
Ø Apocalipse 20: 12 “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.

4. O FATO É...
COLHEREMOS AQUILO QUE ESTAMOS PLANTANDO
Ø Causa: Porque quem semeia na sua carne,
(efeito) da carne ceifará a corrupção;
Ø Causa: mas quem semeia no Espírito
(efeito) do Espírito ceifará a vida eterna

CONCLUSÃO

NÃO SE CANSE DE INVESTIR EM CAUSAS NOBRES
O EFEITO VIRÁ SOBRE A SUA VIDA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rev. João, alegra o meu coração que tenhamos mais esse veículo de comunicação para sermos abençoados por Deus mediante sua vida.
Deus continue iluminando-o para pregar excelentes mensagens como esta.
Abraço fraterno!
Rev. Ailton P. Santos
Igreja Luterana Arujá - SP