quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Estudo de Quarta

PIB V.N.GALVÃO QUA 28/10/08 ROMANOS 7 - VIDA DE LUTAS

Sublinhe a palavra “eu” e verá que é usada muitas vezes nos 25 versículos deste capítulo. O Espírito Santo não é mencionado uma vez sequer.
Embora o “eu” se esforce, só encontra derrota.

I – A LEI E O CRENTE - ROMANOS 7:1- 6

Paulo explica como os cristãos estão sob a graça (e não sob a Lei) em continuidade ao que já dissera em Rom 6:14. Primeiramente ele estabelece o princípio fundamental da sua mensagem (v.1), em seguida, para ilustrar esse princípio, ele utiliza a figura do casamento em sentido metafórico (vs. 2-3) e termina aplicando à pessoa do crente o que ele havia acabado de explicar (vs.4-6).

Sua tese é a seguinte: exatamente porque a participação do cristão na morte de Cristo libertou-o do pecado, ela também o libertou da Lei quanto aos seus aspectos condenatórios.

Para ilustrar o versículo 1, Paulo utiliza a figura do contrato matrimonial no qual a morte de um dos cônjuges libera o outro para que se case novamente, pois a morte anula as obrigações assumidas por força do matrimônio.

A mulher está ligada ao marido para toda a vida - quer pela Lei Judaica, quer pela Romana - e se ela o deixar para ir viver com outro homem ficará “marcada pelo estigma do adultério” (J. B. Phillips)

Porém, se o marido vier a morrer, ela estará livre para se casar com quem bem entender.

A figura do casamento era utilizada metaforicamente pelas antigas religiões gregas para representar o relacionamento entre a pessoa devota e seus deuses. Portanto, era uma analogia conhecida por todos.

Paulo irá agora apresentar suas conclusões a respeito dos princípios enunciados no versículo 1 e ilustrados nos versículos 2-3. Da mesma forma que a morte anula o casamento, a morte do crente para o pecado extingue o poder condenatório da Lei sobre sua pessoa.

“Fica absolutamente claro através da mensagem destes versículos que tornar-se cristão acarreta uma mudança completa de relacionamento e obediência.

“Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita.” – Romanos 7:6

O cristão é liberto da Lei para que possa servir, e não pecar – livre para a obediência, e não para a licenciosidade.

A Lei implica em que eu faça algo por Deus. Libertos da Lei significa que Deus já fez por sua graça tudo quanto exigiam de mim. Ary Veloso

Nenhum comentário: